Tempo de retomada

Disponibilidade: Brasil/Europa

Eu tenho um nome que ainda desconheço
Uma palavra antiga tecida nas fibras de inajá
Eu tenho um nome pelo qual os deuses me invocam
Intimamente de dentro escuto chamar
Eu também tenho um outro nome, que pertence à língua e à nação que insiste em me borrar do papel [branco]

 

 

R$50,00

_sobre este livro

Cantar como quem dança com as vozes dos ancestrais pelos tempos afora. Dançar como quem escreve na terra as pegadas da vida indígena. Escrever como quem desenha nas pedras a letra de Makunaimî. Assim leio Trudruá Dorrico. Ela-Formiga soube fazer das formigas que passeiam pelo lavrado, que são as terras mesmas do povo Makuxi, as formigas que passeiam em preto agora neste branco de celulose e que chegarão muito mais longe e a terras tantas que até Makunaimî riria satisfeito de sua valentia.
Sony Ferseck/Wei Paasi

Em seu novo livro, a escritora, poeta e pesquisadora macuxi Trudruá Dorrico dá corpo ao que podemos chamar de literatura de retomada, ou seja, uma literatura que, assim como a retomada do território ancestral, reivindica o direito à vida, direito social, cultural, espiritual, mas também poético. Porque o mundo é feito de palavras. E a palavra indígena é na voz de Trudruá ao mesmo tempo flecha e canto, arma e cura.

Carola Saavedra

Ao conhecer seu nome ancestral, Trudruá desafia o rígido sistema de definição e nomeação ocidental e nos aponta um determinante gesto contracolonial que guia todas as trilhas abertas na mata deste livro: a retomada. Apesar das distorções, desterritorializações e rasuras que o projeto colonial tem empreendido sobre nossas vidas e formas de compreender o mundo, Trudruá, desobedece aos gigantes inventados, subverte, enfrenta e impõe, com firmeza e doçura, a necessidade de honrar e defender um nome. Seja ele o próprio, o do povo ou o nome originário de um continente. Ao reapropriar-se de seu nome, de sua palavra antiga, Trudruá reafirma também o compromisso com nossos ancestrais, com nossas lutas e com tudo que semeia por esta terra com seus passos suaves, contínuos, coletivos e, por tudo isso, grandiosos de formiga.

Ellen Lima

_outras informações

idioma: português
encadernação: brochura
formato: 13x16,5 cm
páginas: 136 páginas
papel polén 90g
ano de edição: 2023
edição: 1ª

Carrinho

Cart is empty

Subtotal
R$0.00
0